Já sabe quais são os melhores óleos para cuidar dos fios de cabelo. No entanto, antes de começar a aplicar o óleo no cabelo e no couro cabeludo, deve saber como fazê-lo da melhor maneira, para não danificar ainda mais o seu cabelo.

Aconselha-se que saiba, pelo menos, alguns métodos de tratamento capilar com óleo e que escolha o mais indicado para si.

O artigo abaixo descreve alguns métodos de tratamento capilar com óleo, incluindo o tratamento do couro cabeludo. Recomenda-se que aplique os óleos de forma a que tire o maior proveito dos procedimento.

Tratamento Capilar com Óleo é o nome do procedimento que consiste simplesmente na aplicação de um óleo natural ou mistura de óleos naturais no cabelo e couro cabeludo. Por outras palavras, para realizar o tratamento pode usar um óleo natural (disponível em lojas de cosméticos naturais), mas é aconselhável que opte pela aplicação de misturas de óleos bem escolhidas que são produzidas por muitas marcas de cosméticos.

O tratamento capilar com óleo pode apresenta várias formas

O aspeto mais importante do procedimento é que o óleo revista não só o cabelo mas também o couro cabeludo. Só assim poderá dar ao óleo a oportunidade de nutrir e regenerar o local de origem (e o local final) da beleza do cabelo. O tratamento capilar e do couro cabeludo com óleo pode ser realizado de várias maneiras, que são apresentadas abaixo:

1. Aplicar o óleo em cabelo seco e no couro cabeludo – este é um dos melhores métodos de tratamento com óleo. É realizado antes da lavagem, aplicando um óleo no couro cabeludo e em todo o comprimento do cabelo. É importante que tenha o cabelo e o couro cabeludo limpos, livres de cosméticos de estilização (este criam um revestimento que impede a entrada das moléculas do óleo no cabelo e no couro cabeludo). Este procedimento começa com a aplicação de um óleo no couro cabeludo. Recomenda-se que divida o cabelo em secções e que coloque o cosmético natural gradualmente em cada uma delas. Depois de revestido o couro cabeludo, pode aplicar o óleo no cabelo. Basicamente, não deve usar mais do que uma colher de sopa de óleo numa única sessão. É altamente aconselhável que faça uma massagem na cabeça quando este estiver revestida com o óleo, para estimular a circulação sanguínea e ajudar as substâncias nutritivas a penetrar profundamente no couro cabeludo e nos bulbos capilares. É também importante referir que os óleos naturais gostam do calor. Sugere-se que envolva o cabelo com uma toalha quente.

Este método também pode ser dividido em duas subcategorias (tempo):

  • Longo – deve deixar o óleo no cabelo e no couro cabeludo durante a noite ou, pelo menos, durante algumas horas, e enxaguar de manhã usando um champô delicado.
  • Curto – deve deixar o óleo no cabelo e no couro cabeludo durante, pelo menos, meia hora e, no máximo, duas horas. No final, o óleo deve ser removido com um champô. A verdade é que este método de tratamento com óleo é perfeito para as iniciantes, já que refere se um tipo de óleo específico é indicado para um certo tipo de cabelo.

2. Aplicar o óleo em cabelo húmido e no couro cabeludo – é uma boa opção pra as pessoas que utilizam diariamente muitos produtos de estilização ou para as pessoas que têm o cabelo visivelmente danificado. O tratamento realizado em cabelo húmido abre as cutículas, tornando-se mais fácil para o óleo penetrar no cabelo. Consequentemente, são fornecidas mais substâncias ao interior do cabelo.

Este método também pode ser dividido em duas subcategorias:

  • Antes da lavagem do cabelo – consiste na aplicação do óleo no couro cabeludo e cabelo húmido. Como é óbvio, pode fazê-lo com água ou com uma infusão de ervas, a que conferir os melhores resultados. Pode usar cavalinha, urtiga, extrato de raiz de alcaçus, ou camomila. O óleo deve ficar no cabelo durante, pelo menos, 30 minutos, mas, naturalmente, pode deixá-lo atuar durante a noite e lavar o cabelo de manhã. Este tipo de tratamento capilar nutre o cabelo em profundidade e facilita a entrada dos óleos na haste capilar. As cutículas húmidas e ligeiramente levantadas absorvem mais substâncias benéficas.
  • Depois da lavagem do cabelo – se o seu cabelo estiver revestido com uma camada espessa de spray capilar, lave-o completamente. Em seguida, aplique o óleo em cabelo seco com toalha. Deixe atuar durante, pelo menos, 15 minutos. O cabelo, limpo e húmido, absorve melhor e mais rapidamente as substâncias preciosas. Também pode ter a certeza que, durante este procedimento, o seu cabelo absorve uma grande quantidade de elementos regeneradores. No final, o óleo deve ser removido do cabelo. Portanto, repita a lavagem do cabelo e aplique um condicionador rico em substâncias de cuidado naturais.

3. Tratamento capilar numa bacia – é uma maneira muito rápida de tratar o cabelo com um óleo. Compensa realizar o tratamento quando não tem tempo para aplicar o óleo no cabelo. Este tipo de tratamento consiste na combinação de um óleo com água numa bacia e, opcionalmente, uma infusão de ervas ou sumo de aloé que hidrata os fios e o couro cabeludo. Não se esqueça de não colocar o óleo em abundância, para não sobrecarregar o cabelo. Misture todas as substâncias numa bacia e aplique esta mistura no seu cabelo. O melhor seria também colocar esta mistura no couro cabeludo. Depois, tem duas opções à escolha. Primeiro, pode lavar o cabelo ou pode deixar a mistura no cabelo e envolvê-lo com uma toalha e deixar atuar por meia hora.

 

Tratamento capilar com óleo. Que acessórios precisa de ter para realizar o tratamento mais rápido?

Como é óbvio, para poder realizar o tratamento, precisa de um óleo natural selecionado tendo em conta o seu teor em ácidos gordos.

Ainda mais óbvio é o facto de precisar de tempo para realizar o procedimento.

No entanto, é tudo o que deve incluir numa receita adequada do tratamento capilar com óleo? Existem outros acessórios que podem facilitar e acelerar a execução do tratamento? Naturalmente que sim!

Aqui está a lista dos acessórios que vale a pena comprar para facilitar a realização do tratamento capilar com óleo:

1. Um PINCEL DE COLORAÇÃO OU UMA ESCOVA DE DENTES. Se tem dificuldades a espalhar uniformemente um óleo no couro cabeludo e se tem medo de aplicar o óleo em demasia, então um pincel de coloração ou uma escova de dentes são ideais para si. Humedeça-os com um óleo e revista delicadamente o couro cabeludo ao longo das secções. No final, depois de ter a cabeça revestida com o óleo, faça uma massagem delicada para estimular a circulação sanguínea dentro da pele e melhorar a absorção do óleo. O tratamento, em conjunto com esses acessórios, será eficiente e higiénico.

2. UM PENTE DE MADEIRA COM DENTES LARGOS. Antes de mais, é importante que este acessório seja feito de madeira e não de plástico. Este tipo de pente ajuda a desembaraçar o cabelo antes e depois do tratamento, assim como distribui uniformemente o óleo por todo o cabelo. Este tipo de pente cuida delicadamente do couro cabeludo. Graças ao pente de madeira, pode ter a certeza que não vai irritar o couro cabeludo ao fazer uma massagem com a ajuda desse mesmo artigo.

3. UMA TOUCA DE DUCHE. Este artigo não nos deixa mais atraentes, mas é muito prático. Quando colocada no cabelo com óleo, a touca não só protege o meio envolvente de possíveis salpicos como permite manter o cabelo num ambiente quente. Por sua vez, isto facilita a entrada de todas as substâncias nas hastes do cabelo de uma forma mais rápida e intensa. O calor é o elemento-chave do tratamento capilar com óleo. A touca de duche deve permanecer na colocada durante toda a sessão.

4. UM CHAMPÔ NATURAL E DELICADO. Um champô livre de SLS e SLES é muito importante porque todos os outros champôs estão cheios de químicos e parabenos com ação comedogénica. A lavagem realizada no final da sessão deve ser delicada, para que não perturbe a ação do óleo e para não prejudicar o que já foi conseguido. Os champôs “químicos” perturbam os processos naturais que ocorrem no couro cabeludo. Obviamente, isto não é benéfico nem para o cabelo nem para o couro cabeludo. É boa ideia usar um champô infantil como etapa final do tratamento capilar cm óleo.

5. UM FRASCO COM UM ATOMIZADOR. Aqui, pode usar um frasco qualquer de cosmético usado. Facilita a aplicação do óleo no cabelo. Se gosta de sprays capilares, pode adicionar algumas gotas de um óleo a uma infusão de urtiga, cavalinha ou camomila e verter a mistura para dentro de um frasco com um atomizador. É uma das formas de tratamento capilar com óleo mais delicada e é igualmente eficaz.

Boa sorte com o tratamento capilar com óleo!